O arquiteto Tadao Ando foi encarregado de projetar a exposição do Costume Institute deste ano, que destaca o trabalho de Karl Lagerfeld. A abertura da exposição, intitulada Karl Lagerfeld: A Line of Beauty, foi marcada pelo renomado Met Gala, um evento de arrecadação de fundos frequentado por celebridades e personalidades consideradas culturalmente relevantes no cenário da moda. Abordada como um ensaio temático e conceitual sobre o trabalho de Lagerfeld, e não como uma retrospectiva tradicional, a exposição tem como objetivo ilustrar o método de expressão criativa do designer e sua importância na indústria da moda.
Tadao Ando conheceu Lagerfeld em 1996, quando o falecido designer o contratou para projetar um ateliê em Biarritz, França. O projeto nunca foi concluído, mas rendeu a presente colaboração com o Departamento de Design do Met. Para a exposição, Ando buscou explorar a manifestação física do dinamismo criativo de Lagerfeld por meio de composições com linhas retas e curvas.
A estrutura teórica da exposição é inspirada no livro de Willian Hogarth "A Análise da Beleza", que descreve o caráter contrastante entre linhas em forma de "S" serpenteantes que representam vivacidade e movimento, mas também os impulsos históricos e decorativos de Lagerfeld, e linhas retas aludindo à imobilidade e inatividade, bem como tendências modernas, clássicas e minimalistas. Como ambos os temas estão presentes no trabalho de Lagerfeld, a exposição usa essa dualidade para ancorar suas seções subsequentes: feminina e masculina, romântica e militar, rococó e clássica, histórica e futurista, ornamental e estrutural, canônica e contracultural, artesanal e mecânica, floral e geométrica, e figurativa e abstrata.
Artigo Relacionado
12 Eventos de arquitetura para acompanhar em 2023A exposição também ilustra a importância da prática criativa do designer, pois a galeria introdutória é dedicada às premières d'atelier - as costureiras consideradas arquitetas da visão de Lagerfeld, responsáveis por traduzir seus desenhos bidimensionais em roupas tridimensionais. Essa colaboração criativa também é explorada por meio de uma série de entrevistas em vídeo conduzidas pelo cineasta francês Loïc Prigent, que seguiu e documentou as coleções do falecido designer de 1997 a 2019.
Recentemente, o arquiteto vencedor do Prêmio Pritzker, Tadao Ando, foi contratado para projetar o MPavilion no Queen Victoria Gardens em Melbourne, participando da principal competição anual de arquitetura e festival de design da Austrália. Em 2021, o arquiteto também liderou a transformação da histórica Bourse de Commerce, introduzindo uma estética minimalista e contemporânea dentro do prestigioso edifício patrimonial.